Fastball, Breaking Ball, Curveball, Change-Up... todos esses nomes são ouvidos constantemente numa partida de baseball, e os nomes são até bem óbvios. Mas qual seu movimento, sua velocidade e o seu uso?
Craig Kimbrell - Braves |
4-Seam Fastball (Bola Rápida de 4 Costuras)
Velocidade: 90 a 96 Mph
Grip: 2 dedos, pegando as duas costuras duas vezes, e o dedão em baixo. É lançada de uma maneira muito leve, como se o arremessador estivesse segurando um ovo, para adquirir maior velocidade.
Movimento: Não faz quebra para nenhum lado, sendo predominantemente "reta". Quase todos os Pitchers usam como arremesso principal.
2-Seam Fastball (Bola Rápida de 2 Costuras)
Matt Moore - Rays |
Velocidade: 87 a 93 mph
Grip: Dois dedos, exatamente nas costuras verticais da basebola, além do dedão em baixo. É lançada com mais pressão nos dedos, para que faça o movimento no final da trajetória.
Movimento: Quebra ligeiramente para fora da zona de strike. Para a esquerda de um canhoto e para a direita de um destro. Para o rebatedor, parece uma 4-Seam Fastball, mas "foge" dele na hora do swing.
Change-Up (Bola Lenta)
Chase Anderson - DiamondBacks |
Velocidade: 78 a 85 mph
Movimento: É praticamente uma Fastball, mas sem o "Fast". Vai um pouco mais alta, e é usada para quebrar o ritmo do rebatedor. É quase sempre usada em contagens de Strikeout.
Por exemplo: Um Pitcher joga Fastball e Fastball. No terceiro arremesso, joga um Change-Up, em que o arremesador fez o mesmo movimento, a bola fez o mesmo trajeto, mas é quase 15 mph mais lenta. O rebatedor faz um swing furado e adiantado, pois viu e achou que viria mais uma bola rápida.
Nessa primeira parte, são só esses. É bastante informação, e quase sempre isso tudo só serve por curiosidade.
Mas a parte 2 é mais legal.
Esperem...
Nenhum comentário:
Postar um comentário