quinta-feira, 15 de maio de 2014

O que é: "Light Up The Halo!"? (ou A História do Big A)



Você que assiste os jogos ou acompanha o nosso Twitter, @LAAngelsBrasil (não conhece? Clica aí!), já deve ter visto a expressão supracitada. Mas e o que ela significa?


Light Up The Halo traduz-se livremente como “Acenda a Auréola”. Essa Auréola (aquela aí em cima) fica acima do famoso “Big A”, o clássico placar que ficava dentro do Angel Stadium.

Para fins de elucidação, vamos voltar um pouco no tempo.


Antigamente, o Big A era branco e ficava no campo centro-esquerdo e, apesar de ser composto somente números monocromáticos, era um dos maiores placares dos anos 70. Foi um símbolo do estádio desde sua construção, em 1966.

É, nosso estádio era assim...

Quando os Rams, time da NFL, cansaram de jogar com o enorme Los Angeles Memorial Stadium vazio, se aproveitaram do pequeno time de expansão da Costa Oeste e se mudaram para Anaheim em 1979. Para acomodar o recém popular Football, o estádio sofreu algumas mudanças e, com a finalidade de aumentar sua capacidade, a diretoria removeu o Big A do Outfield e construiu arquibancadas lá, “fechando o estádio”.


O icônico placar foi movido para o estacionamento, meio a contragosto dos torcedores, mas rapidamente virou um ponto turístico e de encontro de torcedores de Rams e Angels, antes e depois dos jogos. Teve problemas em 1984 e foi desligado, mas a tradição entre a massa californiana continuava.


Quando os Rams saíram de Anaheim com destino a St. Louis, e o time foi comprado pela Disney (isso merece um post próprio!), o estádio foi novamente reformado, as arquibancadas excessivas foram retiradas e, novamente, somente baseball era jogado naquele lugar. Mas e o Scoreboard?


O Big A ganhou uma reforma, foi pintado de vermelho e teve incorporado um telão. Mas continuou do lado de fora, junto aos carros e aos fãs.

Ok, mas depois de toda essa firula, eu ainda não expliquei o que a tal frase “Light-Up-não-sei-o-que-lá” significa.

Pois bem. Quando o time ganha, a auréola na parte de cima acende e reproduz animações básicas, indicando a vitória dos anfitriões. Quando o time joga fora, o telão mostra os resultados e a auréola avisa no caso de uma jogada importante.

Aqui tem um GIF e aqui tem um vídeo bem legais sobre isso.

Por esta razão, desde seus primeiros jogos, já é uma tradição os narradores de TV e rádio gritarem “Light Up The Halo!” ou “Light That Baby Up!” após triunfos do time.

Pronto. Já estão avisados: da próxima vez que ouvirem o Victor Rojas, o Mark Gubicza ou até a gente no twitter falando pra acender a auréola, comemore junto, porque os Angels ganharam!



Nenhum comentário:

Postar um comentário