terça-feira, 9 de dezembro de 2014

A História dos Angels, Parte 1: A Era PCL (1892-1961)



Os Angels têm mais de um século de história pra contar. Desde o time das ligas menores até o esboço de dominância no começo desse século, o time é uma fonte de conteúdo a ser desbravado. Comecemos do começo.

A história começa muito antes da criação do time, em 1961. O Los Angeles Angels era um time da Pacific Coast League, quando esta ainda não era considerada uma liga inferior. Como o baseball "profissional" estava concentrado na Costa Leste, a PCL era o que havia para os fãs do esporte do outro lado do país.

Abaixo, a American League e a National League, que não tiveram realinhamentos nem expansões de 1903 até os anos 50. Também a PCL, em sua formação mais duradoura. (Clique nos links para imagens maiores)

http://billsportsmaps.com/?p=5783

http://billsportsmaps.com/?p=7307

http://billsportsmaps.com/?p=3965


Sem concorrência local, a PCL cresceu muito no começo do século XX, angariando muitos fãs da Costa Oeste para o baseball. Cresceu tanto que, de 1952 a 1957, recebeu a classificação de liga "Open", um nível acima do Triple-A, enquanto procurava o reconhecimento de Terceira Major League, posto nunca alcançado.

Voltando aos Angels, o time foi criado em 1892 e se juntou à PCL em 1903, ganhando o primeiro campeonato realizado, assim como em 1905, 1907 e 1908. Seguiu a ascensão da liga e ganhou 12 títulos, sendo o segundo maior vencedor, atrás apenas do San Francisco Seals (14).

Fotos do elenco nos primeiros anos de franquia.

Entre 1903 e 1925, o time jogou no Washington Park, para 15.000 pessoas, e ali ganhou 7 campeonatos.

Washington Park, em 1924.

Percebendo o sucesso da franquia, William Wrigley Jr., então dono do Chicago Cubs, comprou o time em 1921 e o transformou em parte de seu Farm System. Após pedir que a prefeitura de Los Angeles reformasse o Washington Park e não ser atendido, Willian construiu o próprio estádio, para a temporada de 1926, copiando o modelo do Wrigley Field de Chicago. Resultado? O grande estádio de Los Angeles. Capacidade para 21.000 pessoas e dois decks de arquibancadas, que deu aos Angels o renome de principal time da PCL.


Já na primeira temporada no Wrigley, o time ganhou o campeonato com 10.5 jogos de folga, e voltou a vencer em 1933. Em 34, o time acumulou um record de 137-50 (.733, 35.5 jogos à frente dos vice-campeões), e eram tão bons que decidiram o título contra um time de All-Stars dos outros 7 clubes da PCL. E eles ganharam.


A popularidade dos Angels e o novo estádio trouxeram uma nova atração para a cidade. O programa de competição Home Run Derby colocava dois grandes jogadores rebatendo Home Runs pra ganhar dinheiro e fama. O Wrigley Field era usado por ser simétrico (neutro pra destros e canhotos) e ficar perto do centro televisivo da Costa Oeste. Veja esta disputa entre Mickey Mantle e Willie Mays:


Os Angels da PCL tiveram dois principais rivais. De 1909 a 1919, o Vernon Tigers era o "outro time da cidade", criando uma disputa entre eles. Outro atrativo desses jogos era que Los Angeles e Vernon eram dois locais "molhados", ou seja, vendiam bebidas alcoólicas. Com a lei seca de 1919, Vernon foi perdendo apoiadores e fechou as portas em 1926, sendo vendidos para San Francisco. Isso deu espaço ao que viria a ser o segundo grande rival dos Angels, o Hollywood Stars. Ironicamente, eram um time realocado de Salt Lake, que se chamava Bees! Os Stars não fizeram muito alarde na primeira fase em Los Angeles, jogando no Wrigley Field, até que se moveram para San Diego, em 1935, tornando-se os Padres.

Primeiro jogo noturno no Wrigley, em 1930. O original, de Chicago, não teria luzes até 1988.

Em 1938, os Tigers voltaram e se apropriaram do nome dos Stars, e, aí sim, criaram uma verdadeira rivalidade. Com direito a brigas de 30 minutos contidas somente pela polícia, foi um time que gerou bons desafios, ganhando alguns títulos em sua existência. Uma curiosidade é que, nessa segunda incarnação, os Stars eram patrocinados por muitas estrelas de Hollywood, gerando muita receita e fãs para o clube. Eles também jogavam de calções, por causa do calor de SoCal.

Ted Beard (Stars) faz um slide duro em Murray Franklyn (Angels), começando a maior briga da história da PCL.

Os Angels ganharam mais 4 títulos de 1938 a 1947, mas passaram um bom período como um time bem abaixo do esperado, chegando à última colocação em 49. Deram a volta por cima ganhando em 1956 e prometiam outra boa passagem, mas a história provaria que já estava suficiente pro principal time da PCL.

Steve Bilko cruzando a Home Plate. Bateu 55 Home Runs na campanha de 1956.

Em 1957, Phillip Wrigley, filho de William, vendeu o time para o dono do Brooklyn Dodgers, Walter O'Malley, reforçando os rumores da mudança dos East-Coasters para o Oeste. Uma temporada depois, os Dodgers se mudaram para Los Angeles e construíram seu próprio estádio, o grande Dodger Stadium, com seus mais de 56 mil lugares, em 1962. Com um time "realmente grande" na cidade, Stars e Angels foram obrigados a realocar, já que, por melhores que fossem, não podiam competir com a MLB. Os Stars voltaram para Salt Lake e os Angels moveram para Spokane, Washington, mudando o nome para Indians.


Mas a história dos Halos em Los Angeles não acabou por aí. Sua influência como time cinquentenário e já clássico da PCL despertou o interesse de um dos mais notáveis habitantes da cidade das estrelas e o homem mais importante da história dos Halos: Gene Autry.

Mas essa é uma história pro próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário