terça-feira, 23 de junho de 2015

A Série em Tópicos: at Oakland (19-21/06/15)

Jered Weaver (#36) entrega a bola a Mike Scioscia, sendo removido do jogo. Parece que não vamos ver ele por um tempo...
Rotação titular entrega a paçoca e os Angels voltam aos .500 depois de perder a série em Oakland. The Machine ainda está ativo e operante, mas não consegue mais dar conta de um ataque sozinho. Trout e Calhoun até tentam ajudar, mas nem a sorte tem mais paciência com os Halos.


Jogo #1 - W 12-7
  • Pode admitir, depois daquelas duas corridas de segurança que Oakland conseguiu na 6ª baixa, você não acreditava no time. Tudo bem, quase ninguém acreditava, e não estamos aqui pra julgar fãs. Nem mesmo eu, discutivelmente o fã mais ativo dos Halos no Brasil, pensava num comeback de 36 minutos, ainda mais contra Sonny Gray.
  • Matt Shoemaker não é o mesmo de 2014. Chega a ser cruelmente irônico um cara com o Splitter que ele tem sofrer tantos Home Runs. São 15 no ano, um atrás de Weaver (que lidera a AL). Mas Weaver é um Flyball Pitcher desde sempre, e Shoemaker está virando um, mais por erros nos arremessos que por tendências.
  • E o pior: Não há causas evidentes que culpem uma determinada situação pelas más atuações dele. Tem sido ruim em casa E fora (5.17 vs 5.23 ERA), contra canhotos E destros (.779 vs .768 OPS), e até quando está na frente da contagem de arremessos (.775 OPS). A única disparidade é a quantidade de corridas de apoio que ele ganha. Cedeu 3 HRs quando estava ganhando por 0-2 corridas e 9 HRs quando na frente por 3-5 corridas, então... hum... não anotem corridas com Shoe no monte(?).
  • Resumindo, Matt vai bem em jogos apertados, mas deixa o oponente chegar quando ganhando com boa vantagem, o que cria momento pro adversário. Desconcentração?
  • Albert Pujols teve uma noite pra chamar de épica. 5 RBIs, Grand Slam que virou o jogo e o #540, que mal saiu pela linha do LF, mas saiu. Está no ritmo pra 40+ Homers, o que seria de longe a melhor marca como um Halo. Finalmente representando seu contrato, menino Albert?
  • Johnny Giavotella foi, quietamente, importantíssimo pra vitória, fazendo 2-2 e impulsionando 3 corridas, aproveitando um dia em que Aybar estava inspirado à sua frente (2-4, Walk, 2 Runs). Daniel Robertson também teve destaque com um Walk com bases lotadas e uma bela captura na última eliminação.
  • A virada deveu-se largamente aos A's serem os líderes em erros na AL. 4 na noite, gerando TRÊS CORRIDAS pros Halos e aumentando cada vez mais o clima entra os rebatedores de Anaheim.
  • Uma grande contribuição veio de Joyce e Iannetta, que corresponderam quando Aybar e Giavotella ganharam Walks pra começar a 7ª. Uma DP e um K, completamente normais pros dois, era declarar derrota.
  • Declarar derrota foi o que Scioscia fez ao colocar Fernando Salas na 6ª baixa, depois que Alvarez cedeu duas corridas. Salas deu um arremesso, saiu da entrada e ficou com a vitória, por "merecer mais", já que Shoemaker não completou 5 entradas. Por isso que W-L de relievers é inútil.
  • Aybar conseguiu Single num Bunt, foi à 2B em erro de lançamento. Não sendo sorte suficiente, foi ridiculamente pra 3B numa tentativa de roubo, foi pego em Pickoff, mas chegou à salvo na base mesmo assim, via erro do 3B. #NoiteDaquelas. Pela zoeira, ainda rebateu Dupla na 9ª pra colocar os números finais do ataque.
  • A ofensiva dos Halos, que fez 7-16 com RISP na noite, deixou bases lotadas na última entrada, com Strikeouts em Iannetta e Robertson. Mesmo com aquele ChangeUp irrebatível de Fernando Abad, era OBRIGATÓRIO que anotassem mais corridas aqui. #AtaqueLixo.
  • Emprestando um recurso do MonkeyWithAHalo.com, isso daí é um Win Expectancy Chart, que mede a expectativa de vitória de um time no jogo, baseado em dados do baseball-reference.com.

#RallyMonkey

Jogo #2 - L 1-4
  • O Win Expectancy agora é parte da coluna. Eu sei que vocês adoraram ele.

  • E não tem como comparar ele com esse meme aqui:
Vou ir pra virada na 6ª entrada.
Nem.

  • Ah, Angels. NADA consegue provocar um momento em vocês, né? Nem um dos maiores comebacks da história do time serve como faísca pra dar a volta por cima e pegar a divisão, que está se oferecendo, tal qual uma meretriz barata.
  • Na sessão Starter Destro Indo Mal, tivemos a vez de Jered Weaver, que apesar de controlar os Home Runs, cedeu 5 Duplas que foram muito bem rebatidas. Não é esse tipo de evolução que queremos, amigo.
  • O RHP perdeu os quatro últimos jogos e somou 19 ER/6 HR no período (6.58 ERA), pra tornar inválida aquela recuperação que ensaiou com o bom meio e final de maio (4-0, 1.98 ERA, 2 HR).
  • Numa comparação rápida com o ano passado, nota-se um regresso bizarro no jogo de Weaver: ele simplesmente não consegue mais fechar as entradas. Seu OPS contra com 2 outs foi de .656 em 2014 e subiu como um foguete pra .954 esse ano (sem falar do BABIP de .324), com metade dos Homers e das Duplas saindo nesse estado de eliminações. Falta de concentração? Cansaço? Algum problema no braço?
  • No ataque, Mike Trout tentou fazer tudo o que podia pra ir à base, mas só anotou em uma das três vezes em que esteve nelas. Num dia em que Pujols passou zerado, ninguém chamou a responsabilidade, e Johnny Giavotella foi quem pilhou rebatidas, com 2-4.
  • O time teve 2 em RISP na 2ª e na 3ª entradas, ambas com 2 outs, mas Kubitza e Pujols não corresponderam. Quando anotou uma corrida e tinha outros dois em base, com 1 out, Johnny G rebateu pra DP, matando o Rally. Somando Anti-Clutch e um pífio 1-4 com corredores em posição de anotar corrida, não há arremessador que aguente.
  • Cam Bedrosian não conseguiu parar o sangramento que Weaver deixou, cedendo Hit que deu a última corrida de segurança, mostrando outra vez que pode ainda não estar completamente refinado pra ser o grande reliever que os Angels esperam que ele seja. Cesar Ramos comeu entradas e Fernando Salas deu somente um arremesso novamente, o que é uma boa tática por parte de Scioscia, evitando cansá-lo e que ele faça muito estrago.
  • Navarro/Giavotella no topo é algo que promete ficar por um tempo, tal qual o experimento com Aybar na #1. Não são conhecidos como produtores de OBP, nem têm o diferencial que Kole Calhoun levava pra posição de Leadoff, mas estamos aceitando qualquer coisa que dê efeito positivo nos bastões do time.

Jogo #3 - L 2-3


  • A vida é cruel com os fãs dos Angels. Não basta perder, tem que perder por menos de um metro.
  • Garrett Richards até conseguiu o Quality Start, mas pareceu muito pior no monte. Teve de usar 105 arremessos pra passar por 6 entradas e saiu logo depois de ceder as corridas de segurança que Oakland precisou pra vitória.
  • Trevor Gott e Joe Smith foram perfeitos em relevo, segurando bem o jogo. Cada um se beneficiou de uma última jogada defensiva de Daniel Robertson, que está provando muito valor no LF recentemente.
  • Kole Calhoun e Mike Trout foram à base consecutivas vezes, mas não foram ajudados pelos companheiros e morreram sem anotar. Não pode dizer que eles não tentaram...
  • O time fez 0-4 com RISP e deixou OITO jogadores em base. Num jogo que foi decidido por UMA corrida.
  • A sorte também não ajudou, quando Johnny Giavotella ficou a dois pés de ter o Home Run da vitória. A bola foi exatamente pro Power Alley do LF e, devido aos recortes do Outfield, não saiu por detalhe. Como bem dito por Scioscia, "Um pouco pra esquerda e você comemora. Um pouco pra direita, ela vai sair. [...] É frustrante."
  • Pujols rebateu a bola bem o dia todo, e não foi culpado de deixar Calhoun e Trout em base. Quase matou uma bola pro CF que ficou na Warning Track na 1ª e rebateu um Line Drive pro RF, que não caiu por ir diretamente pro defensor. Na 6ª conseguiu um Walk e na 8ª rebateu o #541 pra dar vida aos Halos e impulsionar Johnny G, em base.


  • "Albert Pujols, desde o começo de maio, teve mais Home Runs que Strikeouts. 18 HRs, 16 Ks."
  • Jered Weaver foi diagnosticado com uma "inflamação no quadril" e foi colocado na DL de 15 dias. Disse que a lesão não afetou em sua performance, mas os técnicos parecem pensar ao contrário. Como os Angels têm um dia de folga na quinta, não vai ser preciso repor um starter até a semana que vem, então Alfredo Marte, OF, foi chamado do AAA. A previsão do time é que ele volte logo após o All-Star Game (14/07), então todos sabem o que isso significa: lesão falsa ou não, #FreeAndrewHeaney!

Enquanto isso, na divisão...

Houston (41-30) perdeu uma possibilidade de arrancar na liderança e perdeu a série pra Seattle (32-38), que ainda luta pra manter a dignidade na AL West. Texas (37-33) também entregou 2 de 3 pra Chicago, então foi um fim de semana bem monótono pro Top 3 do oeste. Em contrapartida, todos da divisão estão 5-5 (oi Angels!) ou melhor nos últimos 10 jogos, o que mostra que ninguém pode ser dado com morto ainda.


Record: 35-35, #3 na AL West, 5.5 GB dos Astros.

Próximo: vs Houston (41-30)



Não há evento grande o suficiente pra afastar a mandinga que foi jogada no ataque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário