sexta-feira, 26 de junho de 2015

A Série em Tópicos: vs Houston (22-24/06/15)

Mike Trout (#27) assina autógrafos após Batting Practice no Angel Stadium.

Halos voltam pra casa e ganham território em cima do líder da divisão, pegando 2 de 3 dos Astros em Anaheim. Albert Pujols rebateu 2 HRs no primeiro jogo da série mas não fez muito depois disso. Andrew Heaney estreou (e bem) pelo clube, contando com um herói improvável pra que seu primeiro jogo nos Angels não fosse marcado com uma derrota.

Jogo 1 - W 4-3





  • Hector Santiago ainda não conseguiu parar de ceder Home Runs, mas a gente não pode reclamar quando é a única coisa que ele cedeu no jogo. Apenas 3 baserunners por 6 entradas, contendo muito bem o ataque de Houston.
  • Ainda coloca muitos arremessos por duelo, somando 106 em 6 IP, mas pelo menos tem sido efetivo, com 67 Strikes, 4 Ks e apenas 1 Walk no jogo. Controlou também as bolas no ar, induzindo 6 Flyouts e 4 Groundouts. Progresso!
  • "Nas últimas duas temporadas, Santiago teve 12 jogos sem decisão (W ou L) em Starts em que ele cedeu uma-ou-menos corridas merecidas. Lidera a MLB." Mostra como o Bullpen não conseguia manter a liderança que ele segurava. Isso fez a diferença ano passado, com Santiago terminando com menos vitórias que derrotas.
  • Com uma corrida de vantagem na 7ª, é seguro dizer oficialmente que Trevor Gott é o novo homem de 7ª entrada dos Halos, e a posição está em boas mãos. Joe Smith fez o que pode pra perder o jogo, mas Scioscia sentiu o momento e trouxe Huston Street pro último out da 8ª, ficando com ele na 9ª para a vitória.
  • Albert Pujols teve o 50º jogo com mais de um Home Run na carreira, ao bater o #542 na 5ª entrada, contando para duas corridas e para a virada do jogo no momento, e o #543 na 8ª, Solo, pra colocar a corrida de segurança que fez a diferença. Tem 23 Homers no ano, número que lidera a AL com folga.
  • "Os Home Runs 47 e 48 da carreira de Albert Pujols contra os Astros foram deveras longe, somando pra 856 pés"
  • O menino The Machine está tendo um mês de nostalgia. Desde 28 de maio, rebateu pra uma média de .352 com 15 Homers, impulsionou 30 corridas, ganhou 11 Walks e foi eliminado por Strikeout apenas 4 vezes em 24 jogos.
  • "Fãs no Angel Stadium cantando 'AL-BERT PU-JOLS!'. Primeira vez que eu ouço isso."
  • Alberto foi responsável pelas três primeiras corridas dos Halos, que seriam suficientes caso Joe Smith não tivesse explodido o Save. Cedeu Single com homem em RISP e permitiu Dupla com 2 em base pra empatar. POR SORTE, foi uma Ground-Rule Double, o que impediu a Carlos Correa anotar a pontuação que daria a liderança aos Astros, sendo mantido na 3B pela regra. Street entrou e conseguiu K pra colocar ordem na parada.
  • A corrida da vitória dos Angels foi manufaturada de modo muito interessante. Aybar conseguiu Single de Leadoff na 8ª baixa. Scioscia colocou Navarro por Iannetta pra usar um canhoto, mas mandou ele ir pro Bunt. Movimento não-inteligente na minha opinião. Podia mandar Iannetta buntear, se essa era a intenção, poupando um PH e o catcher reserva. Aybar foi à 2B em Wild Pitch, anulando a estratégia, mas Navarro foi eliminado. Joyce foi ao bastão e Houston trouxe Joe Thatcher, AQUELE, como LOOGY. Arremessando com o WindUp e ignorando Aybar na base, o corredor conseguiu avançar à 3B em roubo inesperado e efetivo, no mesmo arremesso em que Joyce ganhou Walk. Robertson veio à plate e mostrou Bunt, revelando já no primeiro arremesso a intenção do Squeeze. Surpresa estragada, ele trabalhou a contagem até 2-1, quando conseguiu uma bola boa e a colocou em jogo pro lado da 1B. Aybar veio à toda pra Home Plate e anotou quando o lançamento de Chris Carter, o Primeira-Base, foi pro Backstop, permitindo aos corredores ficarem em RISP, com o jogo 4-3 Halos.
  • "Astros de 2011-14 finalmente fazendo uma aparição em 2015".
  • Falando em RISP, o time teve sorte de ter Pujols em um dia inspirado. 0-6 no quesito, deixando DEZ corredores, num jogo que quase foi pra extras, cinco desses só nas entradas 2 e 3.
  • Os exames de Jered Weaver não mostraram nenhum problema estrutural. Scioscia disse que "ele ainda vai ficar uns 5 dias sem encostar numa bola", mas o prognóstico é bom. Prevê-se que fique de fora até o All-Star Game, o que pode significar apenas dois jogos. Com um número tão pequeno, pode ser que os Halos optem por um "Dia de Bullpen" como no ano passado, na ausência de Richards. Dá pra chamar um Starter pro lugar de Marte e fazer Ramos, Alvarez e ele somarem 6 ou 7 entradas a cada 5 dias. As chances de vermos Heaney levaram um pequeno baque, mas a possibilidade ainda é real.
  • Na seção Zoeirinha com os Mariners, temos isso:
  • "Joe Blanton arremessou melhor que Felix Hernandez numa vitória por 4-1". Lembra do Joe Blanton, AQUELE? Então, tá nos Royals, e cedeu apenas 5 jogos em 26 entradas esse ano. Fez 2-14 com 6.08 de ERA na temporada em que passou pelos Halos, em 2013.

Jogo #2 - L 13-3





  • Foi feio. Eu sei que vocês não estão vendo a linha, mas ela está lá, abraçando a amargura dos 0 % de chance de vitória.
  • Se for comparar com um cardiograma, aquela famosa frase "pare de bater que ele já está morto" fica ainda mais perfeita para o momento.
  • C. J. Wilson realmente teve um dia ruim. Logo depois de um de seus melhores jogos da temporada, não conseguiu completar 4 entradas e saiu sem moral alguma.

SplitGPARH2BHRBBSOSO/WBAOBPSLGOPSTBBAbip
April/March41091021319182.00.214.284.296.58029.250
May615915356312312.58.246.310.352.66250.291
June51301929768354.38.244.308.454.76154.295
Generated 6/26/2015.
  • E os dados ajudam a entender a recente queda dele. Mesmo aumentando os Strikeouts, diminuindo os Walks e mantendo o AVG e OBP contra numa margem aceitável, o OPS aumentou quase 100 pontos por mês, devido ao crescente Slugging. Os times estão rebatendo C. J. mais forte, e nem o Angel Stadium está conseguindo segurar as bolas dentro do campo.
CJ Wilson rolling tonight.
  • "CJ Wilson afiado esta noite."
  • David Freese matou as esperanças Halo já na primeira entrada, rebatendo para DP com bases lotadas. Antes dele, Pujols levou IBB com 2 em RISP. Decisão inteligente por parte dos Astros, resultado decepcionante por parte dos Angels.
  • O Bullpen não fez um grande trabalho pra conter o dano e somente Cesar Ramos foi decente, arremessando duas entradas perfeitas. Mais um jogo taxante pros relievers, especialmente Bedrosian (34 arremessos).
  • Combinando com o tópico, surge a estatística de que 48% das corridas que os Angels cederam vieram com 2 outs, maior porcentagem da MLB nos últimos 5 anos. A média da liga é de 37%. Chega a ser frustrante, chegar tão perto de sair da entrada ilesos e acabar cedendo três corridas.
  • O ataque foi um belo nada à exceção de Efren Navarro, que fez 3-4 e impulsionou duas. A outra veio com Dupla de Giavotella na 9ª entrada.
  • O desespero chegou a tal ponto que Chris Iannetta teve que jogar um pouco de 1B. Não fazia isso desde 2011.
  • A notícia do dia é a subida de Andrew Heaney, que vai começar o jogo de quarta (no ingrato horário das 16h35). Alfredo Marte foi mandado de novo pra baixo, e Shoemaker foi jogado pra sexta feira, sendo poupado de enfrentar os Homer-Happy Astros..

Jogo #3 - W 2-1/F 13




  • O jogo de 13 entradas e 4h31 foi o maior em frames e em duração da temporada dos Halos até agora.
  • Andrew Heaney teve sua chance e a aproveitou, arremessando 6 entradas de apenas uma corrida. 5 K pra 1 BB também foi muito bom. Saiu com 83 arremessos e podia ter completado 7, mas Scioscia resolveu ser cuidadoso com ele.
  • O menino leva uma Fastball de ~92mph que é deveras normal, mas já a nível de MLB. Oferta também um ChangeUp nos ~85, mas o destaque é o Slider, que senta em ~82 mas possui bom movimento, característica de canhotos. Sobram comando e controle da zona, além de lançar pra contato, conseguindo 11 das primeiras 12 eliminações em bolas colocadas em jogo. Falta-lhe somente um segundo "grande" arremesso pra se tornar um Ace aos 24 anos.
  • Tio Mike disse que ele ganhou "pelo menos mais um jogo", baseado no que viu. Se Heaney performar bem no próximo, é bom Matt Shoemaker começar a repensar se seu lugar no time é seguro.
  • "Andrew Heaney elimina seu primeiro rebatedor, Jose Altuve, e está no ritmo pra um Jogo Perfeito em 108 arremessos." Sobre: Hype.
  • Lance McCullers foi um páreo duro pro ataque e os relievers de Houston também não deram moleza, mas o corpo de arremessadores dos Angels foi levemente melhor, contando com mais de 1 IP de Huston Street, Joe Smith, Fernando Salas (na 11ª, que perigo, né?) e Jose Alvarez. Apesar disso, nenhum terminou com mais de 24 arremessos. O grupo terminou lançando 7 entradas de Shutout, com apenas 3 Hits, 2 Walks e 7 Strikeouts. 
  • E que bom que o jogo terminou na 13ª. Alvarez podia ir mais uma ou duas sendo um Long Reliever, mas o time só tinha Ramos e Bedrosian a mais no Bullpen, ambos com 20+ arremessos na noite anterior. Se preciso, provavelmente Shoemaker ia ter de fazer algumas entradas.
  • Somente Erick Aybar (3-6) foi decente num ataque que deixou QUATORZE corredores em base e rebateu 1-9 com RISP. Num jogo que foi pra extras, não precisa dizer nada, né?
  • Albert Pujols quase foi pro suicídio ao fazer um Tag com bases lotadas e 1 out e Sac Fly de Iannetta pro LF. A sorte dele é que o lançamento do defensor foi ruim. Foi a única corrida dos Angels no tempo regulamentar.
  • Taylor Featherston (agora com AVG de .114) foi o cara do Walkoff, por motivos de: é claro. Foi a primeira rebatida dele no Angel Stadium, e não poderia ter escolhido melhor hora para tal.
  • Os Astros conseguiram levar mais TOOTBLAN que os Angels em apenas duas entradas, e isso é uma marca e tanto. Tiveram o feito de serem eliminados nas bases TRÊS VEZES entre a NONA e DÉCIMA entradas, retirando o próprio perigo e mantendo o jogo empatado. E ainda tiveram a pachorra de desafiar as três jogadas, só pra imagem ficar pior. Obrigado.
  • O time inteiro reclamou de um Balk de Chad Qualls, que não foi chamado por nenhum Umpire. O time tinha corredores nas esquinas na 13ª.
  • "Mike Trout e Albert Pujols estavam gritando do Dugout, querendo um Walkoff Balk chamado em Chad Qualls na 13ª entrada de um jogo empatado".
  • "Jogos como esse me lembram que um jogador de posição nunca arremessou em um time liderado por Scioscia nos 16 anos em que ele é técnico. Impressionante."
  • Nas notícias, o P Sean Newcomb foi chamado pro Futures Game, e é o único representante Halo no confronto. O 1B/OF Marc Krauss foi trocado para os Rays em troca do Pitcher destro Kyle Winkler. A nova peça do time tem 25 anos e vai reportar para o AA quando chegar. Possui uma bola rápida com boa velocidade e um Slider afiado, características de um bom reliever. Fez um ERA de 1.46 em 10 jogos esse ano, entre Double-A e Triple-A, depois de passar pela cirurgia Tommy John e ser dispensado dos Diamondbacks.

Enquanto isso, na divisão...

Seattle (33-40) perdeu a série em casa contra Kansas City e vem pra Anaheim pra três jogos no fim de semana. Texas (37-36) foi varrido em casa por Oakland (34-41) em três jogos, perdendo as últimas 5 e empatando com os Angels pela vice-liderança do oeste, ambos 4.5 jogos atrás de Houston (43-32).

Record: 37-36, #2 na AL West, 4.5 GB dos Astros.
Próximo: vs Seattle (33-40)

Pegar 2 de 3 do líder da divisão e ver seu melhor prospecto fazer uma boa estréia sempre cai bem, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário